27 de junho de 2011


O desafio de Ricardo Gomes

Ricardo Gomes é praticamente unanimidade em São Januário. De fala mansa em frente aos holofotes, sempre educado, mas com pulso firme no vestiário para manter o Vasco nos trilhos, sobe degraus na escadaria dos técnicos brasileiros. E tem em suas mãos um desafio que geralmente se apresenta ao campeão da Copa do Brasil todos os anos: realizar um bom Campeonatoo Brasileiro. Busque nos últimos anos e verá que somente o Cruzeiro de Vanderleu Luxemburgo, campeão da tríplice coroa em 2003, e Renato Gaúcho com o Fluminense, em 2007, conseguiram manter o elenco campeão da Copa do Brasil ligado na maior competição nacional e não apenas na Libertadores do ano seguinte. Complicado, mas tarefa menor do que Ricardo já teve neste ano.

Ao aportar em São Januário, o técnico viu terra arrasada, jogadores e torcida sem confiança. Sem sobressaltos e vaidade levou a caravela ao inédito título da Copa do Brasil. Conhecedor dos caminhos do vestiário, deu dias de folga para os campeões. Agora, porém, puxou novamente as rédeas. E parece ter dado certo. vá lá que a partida do Vasco diante do Atlético-GO não tenha sido um primor. Longe disso. Mas o time vascaíno hoje tem em si o espírito vencedor. Sim, o campeonato está no começo, mas lá está o Vasco, campeão da Copa do Brasil, com 11 pontos em seis rodadas e o quinto lugar da tabela. Está no bolo para disputar, lá na frente, o título. É o que resta ao Vasco. É o que resta a Ricardo Gomes neste Brasileiro.

Das 20 posições no Campeonato Brasileiro, ao Vasco só interessa o primeiro lugar. Manter jogadores e até mesmo torcida no foco pela briga pelo penta nacional é o desafio de Ricardo Gomes. Fosse outro treinador, mais boleiro, dado a valorizar o boi na sombra e demonstraria aquela boa acomodação. Mas Ricardo Gomes parece estar pronto para o desafio. O time, bem encaixado, e com o reforço de Juninho Pernambucano, pode, sim, se candidatar ao título. Basta se concentrar no objetivo. De ponto em ponto, como quem não quer nada, o Vasco chegaria à reta final embolado nos líderes. A partir daí, o elenco, já com o doce gosto de campeão nacional na boca, poderia partir com tudo para o título nacional. Um grande desafio para Ricardo Gomes.

Nenhum comentário: