7 de junho de 2011

Ele não merecia


Ronaldo foi um monstro do futebol mundial. Campeão e destaque de uma Copa do Mundo, destaque na Inter de Milão, no Barcelona, no Real Madrid e por seis meses no Corinthians. Enfim, um dos grandes nomes da história. Exatamente por tudo isso Ronaldo não merecia uma despedida como a realizada na noite desta terça chuvosa no Pacaembu. Ronaldo, o maior artilheiro das Copas, já tinha se despedido há temos quando a figura rechonchuda entrou em campo aos 30 minutos do primeiro tempo.


O caminhar pesado, com dificuldade, e a camisa estufada com a volúpia da enorme barriga deram um ar constrangedor ao adeus de um dos maiores que já vestiram a camisa da Seleção Brasileira. O ex-atacante poderia ter tomado o mínimo de cuidado com a sua imagem para não se apresentar daquela maneira. O Ronaldo com o qual nos acostumamos e que conquistou o mundo era rápido, habilidoso, dava arrancadas e tinha porte de atleta.

Há algum tempo Ronaldo Nazário de Lima desistiu de ser Ronaldo. Mas poderia ter tentado ao menos uma última vez. Bastariam dois meses de treinamento, alimentacão regrada, vontade. E sairia muito bem de cena. Mas não. Ronaldo Nazário de Lima preferiu desrespeitar Ronaldo de novo. Algo que Edson Arantes do Nascimento, em campo, jamais fez com a imagem de Pelé. Nem Romário de Souza Faria com o Baixinho, que se despediu da Seleção em 2005 em forma e com um gol marcado. Ronaldo Nazário de Lima, lento e pesado, perdeu duas chances de estufar a rede que Ronaldo jamais perderia.


Ofegante, ele deu sua última volta olímpica com a camisa da Seleção Brasileira. Depois, como numa mea culpa, foi ao microfone e pediu desculpas ao público pelos gols perdidos. Mas ele deve olhar o espelho e refletir. Quem merece um pedido sincero de desculpas de Ronaldo Nazário de Lima é Ronaldo, o Fenômeno. Ele não merecia.

Um comentário:

Paola disse...

Sempre defendi o Ronaldo, mas depois de ler esse texto concordo em elogiar apenas o Fenômeno! Nunca tinha pensado por esse lado, mas concordo muito com esse ponto de vista!