18 de agosto de 2011


Falta de bom senso

Ambos os lados têm, no fundo, sua razão. Mano Menezes em convocar Ronaldinho e se proteger ainda mais diante de novo fracasso que pode pôr seu cargo a perigo. A torcida rubro-negra em chiar com a possibilidade de não o ter ou tê-lo exausto em importante partida contra o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro. Técnico da Seleção Brasileira, Mano pode e deve convocar quem bem desejar. Poderia, ao menos desta vez, ter bom senso. As relações do comandante brasileiro com o Corinthians são cristalinas e justificáveis por sua boa passagem pelo Parque São Jorge. Por isso, cautela neste momento seria de bom tom.

Por mais que teorias conspiratórias viagem no espaço diante da tal relação Mano-Corinthians, não há, caro rubro-negro, qualquer esquema para prejudicar o Flamengo e dar a taça ao Timão com inúmeros desfalques. Mas Mano desfalcou os cariocas diante do próprio Corinthians no primeiro turno do Brasileiro ao convocar Thiago Neves e utilizá-lo apenas por alguns minutos. Agora, repete a dose com Ronaldinho. A ira rubro-negra é compreensível. O que mais você poderia esperar de um torcedor, portanto? Apenas a defesa de seu clube mesmo. E Mano poderia, sim, ter evitado o disse-me-disse que, pasmem, pode durar até o fim do campeonato. Afinal, Ralf não representa nem de perto para o Corinthians o que R10 significa para o Flamengo.

Pois digamos que Ronaldinho jogue contra o Timão e seja discreto. "Está cansado por culpa do Mano!", praguejará o rubro-negro. Ainda que pedir razão ao torcedor diante de tal situação, vale lembrar: R10 voltou ao Brasil com o discurso de que queria recuperar o bom futebol e, consequentemente, a vaga na Seleção Brasileira. Conseguiu. A reboque, a boa fase e a convocação de Ronaldinho trarão benefícios futuros ao Flamengo, como patrocínio, visibilidade e, principalmente, a recuperação da imagem do clube, ainda desgastada com o Caso Bruno, um dos fatores que, acredite, emperrou o alto valor de patrocínio para 2011. E, convenhamos, o campeonato não será definido em apenas uma rodada. Bater o Corinthians vale em termos práticos tanto quanto vencer o América-MG. Mas, sim, faltou bom senso a Mano Menezes.

Nenhum comentário: