4 de agosto de 2011


Credenciados ao título

Se ainda havia algum ponto de dúvida de que Flamengo e Vasco poderiam disputar o título brasileiro, ele se dissipou diante nas últimas rodadas. Não? Pois os rubro-negros enfrentaram um trio de graúdos, dois deles fora de casa. Santos, Grêmio e Cruzeiro. Foram três vitórias e a vice-liderança do Brasileiro. Logo atrás na tabela está o Vasco. Dos últimos 18 pontos disputados pelos cruzmaltinos, 16 foram adicionados à tabela. O credenciamento de ambos à disputa da taça é inquestionável. Sorte de um futebol carioca que assiste aos seus dois maiores clubes de volta à briga de uma mesma edição de Brasileiro.

São dois trabalhos bem realizados. Flamengo, campeão carioca invicto na temporada e com apenas uma derrota em 41 jogos. Tem padrão tático, peças no elenco, um craque, Ronaldinho, um ótimo coadjuvante, Thiago Neves, e bons jogadores em praticamente todas as posições. Vasco, campeão da Copa do Brasil, com dois craques, Juninho e Felipe, ótimos coadjuvantes, como Dedé e Diego Souza, um elenco robusto e tarimbado pelo título recente. Há quanto tempo você, rubro-negro, não via o Flamengo vencer com autoridade o Cruzeiro fora de casa? Não faz algum tempo, vascaíno, que bater o São Paulo no Morumbi remetia à lembrança do título de 89? Hoje, os rivais cariocas são fortes, impõem respeito aos adversários.

É possível, claro, que nenhum dos dois conquiste o título ou fique na parte de cima da tabela deste Brasileiro. Mas é improvável que nenhuma das situações aconteça, ao menos. Elencos bem encorpados, times estruturados, competitivos, craques e treinadores que demonstram ter o controle sobre o padrão tático das equipes. Não é pouco se comparado ao passado recente. Adversários de porte ficaram para trás em campo. Torcidas estão animadas. O futebol carioca sorri e rubro-negros e vascaínos saem nas ruas trajados e orgulhosos. Pois anote aí: Flamengo e Vasco estão devidamente credenciados ao título brasileiro.

Nenhum comentário: