21 de maio de 2011


Essência de craque


Quantas vezes você já ouviu a frase "Ronaldinho não vai ser mais o mesmo dos tempos de Barcelona"? Inúmeras, aposto. É um lugar-comum, o paraíso da obviedade. Pois Ronaldinho, hoje, diante do Avaí, não foi o mesmo da época do Barcelona e ainda assim encantou a todos. Qual o motivo? A essência do craque ainda está nas pernas daquele que veste a camisa 10 rubro-negra hoje. O meia-atacante não tem mais os 25 anos da época em que foi considerado o melhor do mundo e, por isso, tenta se adaptar para fazer a diferença.

O pensamento rápido, a qualidade no passe, no lançamento, na batida da bola....tudo ainda está ali. Ronaldinho sabe disso. Ele pega a bola, pensa e lança. Aí, a desvantagem é alheia. Pois a pelota não caiu mais nos pés de Eto´o. Deu, sim, de encontro com as canelas de Wanderley. Mas há dias em que tudo dá certo. Foi o caso de hoje, contra o Avaí.

Com dez minutos de jogo, o camisa 10 do Flamengo lançou três bolas geniais. Elas não deram em nada. E daí? Seria questão de tempo. Ronaldinho conhece os atalhos da bola como poucos já conheceram na história do futebol. Encantou o mundo com seu sorriso e suas jogadas mágicas que deixaram estupefatos torcedores no Camp Nou, onde ainda é lenda. E isso ninguém esquece. De repente, ele recebeu a bola. Puxou com carinho com o pé direito, deu dois tapas, o cabelo esvoaçante e o olhar afiado para o canto direito do gol, onde a bola adormeceu.

Sorriso de garoto no rosto, Ronaldinho virou e chamou todos os companheiros. Que viessem. Que apreciassem. Que comemorassem. A essência do craque ainda está ali e deu mais amostras em Macaé. Passes, dribles, tabelas. E Ronaldinho tenta se reinventar no futebol brasileiro, se adaptar às limitações que não conhecia com 25 anos, mas já impostas pelo corpo de um homem de 31. À sua nova maneira, com lançamentos e passes precisos aliados à inteligência, Ronaldinho pode, sim, fazer a diferença. Afinal, a essência de craque continua ali.

Crédito da foto: Alexandre Vidal/FlaImagem

Nenhum comentário: